sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Não tenha medo do carboidrato!


O malefício está no exagero. Qualquer alimento em excesso aumenta a ingestão de calorias e pode promover ganho de peso. Outro problema é comer só carboidratos (arroz, massa), sem variedade, pois eles são deficientes em outros nutrientes.
As melhores opções de carboidrato são as massas integrais, de grão duro ou as que contenham cereais, como soja ou quinoa. Nelas, as quantidades de fibras encontradas beneficiam a função intestinal, o controle da glicemia e dão maior saciedade, além de conter mais minerais e vitaminas, principalmente ferro e vitamina B1.
O ideal é consumir apenas uma porção de carboidratos, como as massas em uma refeição. Essa porção é de 150 calorias e corresponde a quatro colheres de sopa de macarrão cozido ou a um pegador médio de massa cozida. Contudo, essa quantidade varia de pessoa para pessoa e deve ser avaliada por um especialista. Não coma apenas massa no almoço ou jantar. Consuma verduras, legumes, uma porção de proteína animal e uma porção de proteína vegetal. Assim você equilibra sua refeição.
Saiba o que fazer diante do carboidrato:
Para comer pizza – Opte por ingredientes menos calóricos. Ela pode ser montada com berinjela, abobrinha, rúcula, alho-poró ou atum. Também é possível substituir a muçarela por queijos brancos, com menos gordura, como ricota e cottage.
Macarrão menos calórico – As massas feitas sem a farinha de trigo ou outro cereal são mais saudáveis. Existe o macarrão japonês, konjac, que é feito à base de feijão e é rico em ferro e cálcio. Ele possui apenas 170 calorias em 100 gramas.
Cuidado com molhos –  Prefira o molho ao sugo, menos calórico e, quando preparado com tomates in natura, beneficia a saúde graças ao licopeno, uma substância que é mais bem aproveitada no organismo quando submetida ao cozimento. Evite os molhos brancos, que são mais calóricos, já que contêm creme de leite, leite, manteiga e farinha.
Outros acompanhamentos – Salpicar parmesão ralado também aumenta muito as calorias do prato. O mesmo vale para o ketchup. O grande problema deste condimento é o alto teor de sódio, que aumenta a pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário