segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Estamos no Prato Legal!!!

O Prato Legal, promovido pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (ASSERT), tem como principal objetivo orientar os estabelecimentos credenciados para que ofereçam aos seus clientes uma alimentação saudável, equilibrada, saborosa e que atenda às exigências estabelecidas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Tão crescente quanto a busca dos trabalhadores por uma alimentação mais equilibrada, é a preocupação em promover hábitos saudáveis no ambiente de trabalho. Os benefícios dessa mudança de comportamento se refletem na saúde, na disposição, na produtividade, no dia a dia de trabalho e até mesmo no desenvolvimento socioeconômico do País.
A promoção de uma alimentação saudável é responsabilidade de todos. E é exatamente isso que o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) indica. Enquanto as empresas oferecem aos trabalhadores orientações sobre os benefícios de uma alimentação saudável, os estabelecimentos comerciais precisam fornecer ao menos uma opção de refeição saudável todos os dias. Mais que um preceito do PAT, esta é uma maneira de atender às necessidades do consumidor.
O que é o PAT?
Instituído em 1976, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foi precursor da importância da alimentação saudável e seus benefícios no ambiente de trabalho, o que o mantém atual. Por meio de incentivos fiscais, as empresas têm a oportunidade de promover uma alimentação saudável no dia a dia, contribuindo para melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas para a saúde e qualidade de vida.
O estímulo à alimentação saudável é feito por meio da orientação sobre as melhores escolhas na hora de alimentar-se fora do lar, além do oferecimento de cartões ou vouchers refeição, para uso em estabelecimentos comerciais credenciados pelas operadoras de benefícios, registradas no PAT.
Responsabilidade compartilhada
O PAT busca estimular os participantes do programa a proporcionarem aos trabalhadores, que fazem as refeições fora de casa, condições de optarem por uma alimentação equilibrada, visando à saúde e ao bem-estar.
O desenvolvimento do PAT se dá por meio da responsabilidade compartilhada, envolvendo Governo, Empresas e Trabalhadores. O diálogo social é incentivado, colocando em destaque um tema tão relevante e decisivo para todo ser humano: a alimentação. O PAT tem como órgão gestor o Ministério do Trabalho e Emprego.
Mais informações sobre o PAT: portal.mte.gov.br/pat

Nenhum comentário:

Postar um comentário