quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Diga não ao excesso de sal


Considerando que o brasileiro consome mais que o dobro de sal em relação ao recomendo pela Organização Mundial da Saúde, e que mais da metade da população faz alimentação fora de casa, cabe aos estabelecimento comerciais diminuírem a quantidade sal durante o preparo dos alimentos.
Como diminuir o consumo de sal
O primeiro passo é substituir o sal por temperos naturais, como orégano, salsinha, cebolinha, louro, manjericão, alho, alho-poró, cebola e pimenta.
A redução do teor de sal deve ser gradual, para que os seus clientes aprendam aos poucos a perceber o real sabor dos alimentos. Isso pode vir acompanhado de informativos no seu estabelecimento, falando sobre a importância da redução do sal para a saúde, como por exemplo, na redução da pressão arterial e do risco de doenças do coração.
Além disso, devemos prestar atenção, pois o sódio, principal componente do sal,  também está presente em diversos alimentos industrializados, inclusive naqueles com sabor doce.
 Dicas práticas para a redução do sal
Para que tudo isso seja colocado em prática, que tal oferecer um treinamento para os seus cozinheiros sobre este assunto? Abaixo listamos algumas dicas importantes:
  • Escolha produtos com baixo teor de sódio na hora das compras;
  • Reduza o sal aos poucos da preparação, assim o cliente não vai notar de cara a diferença. Depois de algum tempo, a alimentação anterior parecerá salgada demais;
  • Experimente incluir ervas, temperos naturais, alho e pimenta em vez de sal;
  • Prove a comida antes de acrescentar o sal;
  • Se for incluir algum ingrediente rico em sódio, reduza o sal na próxima preparação;
  • Use alimentos naturais sempre que for possível, ao invés dos industrializados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário